Talvez você já tenha ouvido falar sobre isso: Na Suíça, são falados três, na verdade até quatro idiomas nacionais. Além do alemão e do francês, o italiano também é um dos idiomas nacionais oficiais (assim como o romanche, mas isso fica para outro artigo). Este artigo também nos leva à parte da Suíça que fala italiano, o cantão de Ticino. Você pode descobrir por que essa é uma dica privilegiada aqui.
Como viajar para o Ticino
A Suíça é conhecida por montanhas como Jungfraujoch, Titlis e Matterhorn. Talvez você já tenha visitado Lucerna com a Ponte da Capela ou as Cataratas do Reno. Genebra tem um toque internacional e Basileia é conhecida como uma cidade de arte, enquanto Berna é provavelmente a capital mais aconchegante da Europa. Mas a Suíça tem algo mais a oferecer: Italianità, o modo de vida de nossos vizinhos ao sul. No cantão de Ticino, você pode mergulhar em uma Suíça com palmeiras, margens de lagos que lembram a atmosfera de um calçadão de praia e grande hospitalidade. A culinária é uma versão local da comida mediterrânea, e a arquitetura com seus palazzi lembra as cidades do norte da Itália.
Uma viagem ao Ticino de 2, 3 ou 4 dias enriquecerá sua estada na Suíça com essa variedade de impressões.
Villa Carona: puro romance com vista para Lugano
Neste momento, gostaríamos de fazer uma sugestão especial que podemos recomendar em primeira mão: O Villa Carona, acima de Lugano, oferece uma atmosfera que é difícil de ser superada em termos de romance, calor e beleza natural. O prédio histórico do hotel, que é um dos Swiss Historic Hotels e “Garden Hotels“, abriga quartos projetados individualmente e é cercado por um belo jardim. Os hóspedes podem escolher entre várias áreas de estar e de banho de sol no jardim e dar um mergulho refrescante na piscina do hotel ou relaxar na banheira de hidromassagem cercada por plantas floridas.
O restaurante da Villa Carona la sosta serve especialidades locais da mais alta qualidade e oferece um ambiente romântico em salas históricas ou sob uma pérgula plantada com videiras e glicínias.
Da Villa Carona, são menos de 20 minutos até Lugano, que, ao lado de Genebra e Zurique, oferece a maior concentração de butiques internacionais no centro da pitoresca cidade antiga. Um passeio de barco pela fronteira com a Itália é tão possível quanto uma viagem em um dos teleféricos que o levam às montanhas vizinhas de Monte Brè ou San Salvatore. Até mesmo uma viagem de um dia para Milão é possível: em 90 minutos você pode estar da tranquilidade da Villa Carona no centro da metrópole do norte da Itália!
Chegar ao Ticino facilmente
A viagem é espetacular e confortável: de trem (por exemplo, usando um dia de viagem no Swiss Travel Pass) e depois viajando de ônibus postal, é possível chegar à Villa Carona saindo de Zurique em pouco mais de 3 horas; a viagem de carro leva o mesmo tempo. Em ambos os casos, a viagem o leva por um dos túneis mais longos dos Alpes e por belas paisagens que mudam de cor dependendo da estação.
Ficou curioso e quer saber mais sobre dicas privilegiadas para sua viagem à Suíça? Entre em contato conosco e envie um e-mail para [email protected].