A dica privilegiada de junho: Tudo sobre como viajar de transporte público na Suíça. - Destino Suíça

A dica privilegiada de junho: Tudo sobre como viajar de transporte público na Suíça.

A pontualidade das ferrovias suíças é mundialmente famosa. Mas você conhece todos os detalhes do transporte público na Suíça e por que os suíços viajam com tanta frequência e prazer de bonde, trem, ônibus e até mesmo de barco? As dicas a seguir te ajudarão a encontrar o meio de transporte perfeito para a sua estadia.

Os números do transporte suíço em 2022 são impressionantes: mais de 17 bilhões de passageiros-quilômetro (17.000.000!) foram percorridos por mais de 7.000 trens que circulam todos os dias, e somente na estação principal de Zurique, uma média de mais de 300.000 pessoas embarcam ou desembarcam de um trem todos os dias! Quase metade da população suíça possui uma passagem para a temporada (geralmente uma passagem para a temporada geral ou pela metade do preço) e, em média, um suíço viaja cerca de 50 vezes por ano com o transporte público, percorrendo um total de mais de 1.500 km para trabalhar, fazer compras ou lazer. Entretanto, isso se refere apenas ao transporte de longa distância e de aglomeração. Além disso, há números igualmente impressionantes para o transporte urbano em cidades de médio e grande porte (bondes e ônibus).

O amor suíço pelo transporte público

Então, o que explica o fascínio e o amor pelo transporte público, além da pontualidade mencionada no início? Há vários fatores que desempenham um papel, dependendo do motivo da viagem:

  • Cada vez mais pessoas que trabalham estão percebendo que, em geral, chegam ao trabalho mais relaxadas e pontualmente de ônibus ou S-Bahn do que quando ficam presas em engarrafamentos durante parte da viagem em seu próprio carro na hora do rush. Eles usam o tempo no trem para ler o jornal, trabalhar em seus laptops ou, em viagens mais longas, para dormir um pouco. Como os trens geralmente estão bem ocupados, mas não superlotados, a viagem é confortável e a segurança nos trens é alta. Nas rotas de ônibus, os passageiros regulares e os motoristas geralmente se conhecem, e outros passageiros regulares que viajam nos mesmos horários também proporcionam uma sensação de familiaridade.
  • As pessoas que saem para uma excursão apreciam o fato de não precisarem iniciar a viagem de volta no mesmo local onde, por exemplo, começaram uma caminhada. Elas cruzam uma montanha, pegam um barco de excursão ou caminham ao longo de um rio e iniciam a viagem de volta no ponto em que a excursão termina. Com a rede de rotas extremamente densa e o cronograma de intervalos, que garante conexões rápidas mesmo quando há troca de trens, o tempo de viagem geralmente não é maior do que o de um ônibus de passageiros.
  • Muitas rotas passam por paisagens particularmente belas. Isso é apreciado não apenas pelos turistas, que podem apreciar a paisagem com seus lagos azuis profundos e picos de montanhas brancas durante uma viagem entre dois destinos, mas também pelos moradores locais, que se lembram das viagens escolares ou das férias em família quando eram crianças durante esse tipo de viagem. 
  • As viagens mais longas de trem têm a vantagem de poderem ser combinadas com um lanche descontraído. Sanduíches, doces e bebidas podem ser comprados na maioria das estações e, nos trens de longa distância que viajam na hora do almoço ou à noite, um restaurante a bordo oferece uma pequena, mas boa, seleção de pratos internacionais e locais.

Dicas do Destino Suíça

Agora, algumas dicas para uma viagem perfeita:

  • Os Postaustos (ônibus) nas rotas de montanha geralmente têm uma buzina de três tons. Mediante solicitação, os motoristas os acionam antes das curvas, um destaque especialmente para as crianças (mas os adultos também gostam)! O mesmo se aplica a navios históricos ou trens a vapor, cujo som de zumbido ou apito agudo traz nostalgia à excursão.
  • As bicicletas podem ser levadas em todos os meios de transporte. Mas atenção: embora o transporte em determinadas rotas de ônibus seja gratuito, é necessário comprar uma passagem (½ preço) para bondes e trens.
  • As passagens de trem de montanha costumam ser muito mais caras do que as de outros meios de transporte público. No entanto, isso não se aplica se a rota for aberta a residentes permanentes como parte do serviço público. Nesse caso, você paga o preço normal e o Swiss Travel Pass é totalmente válido.
  • Atenção às ofertas especiais: Para jovens, pessoas com mais de 63 ou 65 anos de idade, grupos e passagens compradas com antecedência para rotas menos frequentadas, às vezes são oferecidas reduções consideráveis. Ao fazer uma consulta de viagem com a Destino Suíça, levar em conta essas possibilidades faz parte da consulta e vale a pena.

A Destino Suíça tem o compromisso de recomendar viagens ecologicamente corretas e sabe exatamente quais são as ofertas de transporte público disponíveis para todos os destinos na Suíça e viagens finais para cidades europeias. É claro que os traslados individuais em limousines, vans e ônibus também fazem parte da oferta, mas temos o prazer de mostrar a vocês a maneira mais descontraída e atraente de se locomover pela Suíça.

Fonte: Litra

Jérôme

Jérôme conhece a Suíça como a palma de sua mão (embora, enquanto isso, quando se trata de tudo relacionado à cultura e à história, Luci seja muito mais instruída e informada!) Ele cresceu aqui, passou muito tempo em quase todas as partes do país a trabalho e em seu tempo livre e é uma enciclopédia ambulante quando se trata de tradições, esportes e culinária. Ele gosta de falar em um dos muitos dialetos suíço-alemães e provavelmente não há um prato regional que ele ainda não tenha recriado. Jérôme escreve regularmente para a Destino Suiça desde 2023 e leva sua visão da Suíça, assim como dicas para sua viagem. Seus textos são traduzidos para o português, pois mesmo depois de quase 20 anos com a Luci, ele ainda escreve muito mal nesse idioma ;-).

Compartilhe esse conteúdo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdos

Você também vai gostar de ler