Viagem em maio: passeios de um dia na Suíça

O mês de maio é provavelmente a época em que a maioria dos suíços viaja internamente para tirar férias curtas: muitos feriados públicos tornam possível planejar um fim de semana prolongado ou, pelo menos, aproveitar um dia extra de folga do trabalho. Vamos seguir o exemplo deles e visitar destinos que são rapidamente acessíveis e, ainda assim, distantes da agitação da vida cotidiana.

O mês começa com um dia livre de trabalho em muitos cantões, o Dia da Ascensão e o Pentecostes geralmente ocorrem em maio. Estes feriados são usados por muitas famílias para caminhadas de 1 a 2 dias ou para uma estadia em uma casa de férias nas montanhas ou no cantão de língua italiana mais ao sul, o Ticino. As temperaturas já são de verão, pelo menos durante o dia, e a vegetação banha o país com cores vivas. Ideal para caminhadas em lugares pitorescos para uma ampla gama de interesses.

As caminhadas nas montanhas atraem as pessoas que procuram vistas espetaculares, flora e fauna incomuns e, principalmente, ar puro e fresco. As rotas podem ser adaptadas para atender a uma ampla gama de condições físicas: Caminhadas de lazer que podem ser feitas de trem, ônibus e trens de montanha são adequadas para famílias com crianças pequenas, pessoas que não podem ou não querem percorrer longas distâncias a pé. Excursões que também envolvem subir alguns metros de altitude, mas não exigem nenhuma experiência especial nas montanhas, oferecem um pouco de atividade esportiva e geralmente levam a lugares onde não há estradas e podem durar de 2 a 4 horas. Por fim, há rotas de um dia inteiro ou até mesmo de vários dias que passam por cabanas de montanha em vales intocados e sobem montanhas. Para essas rotas, é necessário um guia local e mapas, além de um certo nível de condicionamento físico. A recompensa pelo esforço são vistas inesquecíveis a qualquer hora do dia, encontros com pessoas que pensam da mesma forma e a oportunidade de saborear as especialidades culinárias locais. Você pode descobrir qual é a opção ideal durante uma consulta pessoal com Luci, que adora e administra bem as escolhas para as três opções.

As excursões na água são alternativas muito populares para famílias ou avós que viajam com seus netos. No rio Reno, próximo a Schaffhausen ou Basileia, no Lago Constança, no Lago Zurique, no Lago Vierwaldstättersee, nos Lagos Thun e Brienz, nos Alpes Berneses, nos Lagos Neuchâtel e Biel, na fronteira com a Suíça francófona, no Lago Leman, em cujas margens se encontram Genebra, Lausanne e Montreux, bem como em Ticino, no Lago Maggiore ou no Lago Lugano, há inúmeras oportunidades para passeios que duram de pouco mais de uma hora a um dia inteiro em barcos modernos ou históricos a vapor. A Destino Suíça selecionará os bilhetes para a excursão certa com base em suas preferências, ou eles já estão incluídos em seu Swiss Travel Pass, caso opte por viajar de transporte público.

Passeios de bicicleta são outra maneira de explorar o país. Especialmente nos últimos anos, com o advento das bicicletas elétricas, tem havido um número crescente de estações de aluguel, e ciclovias especialmente sinalizadas, a maioria separada das estradas para carros, permitem um progresso descontraído pela natureza e por cidades menores, onde o senhor pode ir mais rápido do que a pé, mas ainda assim cobrir distâncias maiores. A Destino Suíça trabalha com parceiros especializados em organizar essas ofertas e que também são liderados por brasileiras.

Jérôme

Jérôme conhece a Suíça como a palma de sua mão (embora, enquanto isso, quando se trata de tudo relacionado à cultura e à história, Luci seja muito mais instruída e informada!) Ele cresceu aqui, passou muito tempo em quase todas as partes do país a trabalho e em seu tempo livre e é uma enciclopédia ambulante quando se trata de tradições, esportes e culinária. Ele gosta de falar em um dos muitos dialetos suíço-alemães e provavelmente não há um prato regional que ele ainda não tenha recriado. Jérôme escreve regularmente para a Destino Suiça desde 2023 e leva sua visão da Suíça, assim como dicas para sua viagem. Seus textos são traduzidos para o português, pois mesmo depois de quase 20 anos com a Luci, ele ainda escreve muito mal nesse idioma ;-).

Compartilhe esse conteúdo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdos

Você também vai gostar de ler